- Ano: 2012
-
Fotografias:Szentirmai Tamás
“… mas o amor edifica” 1 Coríntios 8
O processo de projeto foi precedido de um concurso de arquitetura. O projeto do SAGRA Architects foi premiado como a proposta vencedora.
A casa de congregação é multifuncional: além de operar como salão de congregação, abriga aulas de catecismo e programas, cumpre deveres sociais e tarefas de caridade. Como o edifício é também um eco-ponto, seus programas desempenham a função de difundir o pensamento ecológico e ensinar um comportamento sustentável.
A base do nosso conceito durante o projeto da Casa de Congregação da Igreja Reformada de Szolnok foi a de criar um espaço aberto, claro e transparente que ainda sim representasse proteção. Devido à sua arquitetura, o edifício serve como um local adequado para ocasiões de culto e da comunidade.
O complexo do edifício tem duas partes: o volume com um andar em balanço da Casa de Congregação com telhado de duas águas e a torre do sino. A torre do sino é uma parte orgânica do complexo. O terraço em madeira, inserido entre a Casa de Congregação e a torre se estende e cria um espaço interno para a comunidade através de uma parede de vidro que se abre totalmente. O telhado em balanço propõe uma zona de transição entre o interior e o exterior. A fachada sul é protegida no verão pela cobertura fortemente em balanço, ao mesmo tempo que permite os raios de sol em ângulos agudos no inverno. A composição dos edifícios é complementada pelos jardim de lavanda, jardim florido e jardim gramado com assentos e superfície de água.
O acesso principal ao edifício é pelo sul, a partir da rua. Aqui o visitante é conduzido através de uma área de transição na entrada, puxada para trás. O volume da torre do sino conduz o local. As paredes, construídas nos limites do sul e oeste do terreno são as partes integrantes do complexo, símbolos de proteção, que se abrem e lideram ao mesmo tempo. Colocar os edifícios nos limites do local também faz parte dos regulamentos de construção da região. Através destas paredes que se abrem, o ambiente torna-se privado, mas ainda aberto para a passagem através de todas as direções. O Salão de Congregação é extensível para o terraço de madeira. O terraço torna-se o ambiente ao ar livre totalmente aberto como o salão no verão.
Os materiais utilizados refletem a espiritualidade do edifício. As paredes brancas rebocadas e a cobertura preta do teto de ardósia mostram a sua nobre austeridade e simplicidade. As portas, janelas e a fachada sul do edifício são cobertas com madeira corada, bem como o lado de baixo do telhado em balanço.
Como o edifício é também uma referência em sustentabilidade, seus programas desempenham o papel de difundir o pensamento ecológico e ensinar um comportamento sustentável, portanto, consideramos este aspecto durante o processo de projeto. A fonte de aquecimento de água quente deste econômico edifício de baixa energia é resolvida por uma bomba de aquecimento a vapor. O aquecimento de radiação é o aquecimento da superfície (chão aquecido e teto), o arrefecimento é fornecido pelo arrefecimento da superfície de radiação do teto. A temperatura dos espaços é controlada por válvulas termostáticas. A fachada sul é protegida no verão pela cobertura fortemente em balanço, ao mesmo tempo que permite os raios de sol em ângulos agudos no inverno.
Futuro
O complexo da igreja contém três massas principais: a igreja, a casa de congregação com escritórios dos pastores a torre do sino. Os três volumes formam uma unidade inseparável. Até agora, a casa de congregação e a torre do sino foram construídos. A congregação tem o objetivo de também construir a igreja no futuro, mas o fundo financeiro para isso ainda está faltando.